quinta-feira, 19 de março de 2009

HOMENAGEM A ZIRALDO, COM A PRESENÇA DOS CARTUNISTAS JAVIER DE ISUSI (ESPANHA) E NIK (ARGENTINA)

DE 23 A 28
MARÇO

INSTITUTO CERVANTES DE SÃO PAULO REALIZA EVENTO DE HQ
HOMENAGEM A ZIRALDO, COM A PRESENÇA DOS CARTUNISTAS JAVIER DE ISUSI (ESPANHA) E NIK (ARGENTINA)
LOCAIS
NO INSTITUTO CERVANTES, NO GRANDE AUDITÓRIO DO MASP E NA LIVRARIA HQMIX


O Instituto Cervantes de São Paulo, em parceria com a Livraria HQMIX e o MASP, realiza entre os dias 23 e 28 de março, uma série de atividades voltadas para o universo dos quadrinhos em homenagem ao desenhista e cartunista brasileiro Ziraldo, que em dezembro de 2008 recebeu o Prêmio Iberoamericano de Humor Gráfico Quevedos, concedido pela Espanha como reconhecimento ao “compromisso social” e à “grande repercussão internacional” de sua obra.

“O Quadrinho Iberoamericano: Homenagem a Ziraldo” acontece no Auditório do Instituto Cervantes, no Grande Auditório do MASP e na Livraria HQMIX.

A exposição “O Quixote no Quadrinho Brasileiro”, com quadrinhos inspirados na figura do Quixote, feitas pelos desenhistas brasileiros Caco Galhardo e Bira Dantas, e a palestra do ilustrador, quadrinista, diretor de arte para animação e WAP designer, Eloar Guazzelli Filho abrem o evento no dia 23 de março, segunda-feira, às 19h30, no Instituto Cervantes.

Oficinas de quadrinhos com os cartunistas Javier de Isusi e NIK e noite de autógrafos com Javier de Isusi integram “O Quadrinho Iberoamericano: Homenagem a Ziraldo”.

No auge das atividades acontecerá uma mesa-redonda conduzida por João Gualberto Costa, Gual, com a ilustre participação do homenageado Ziraldo, além do espanhol Javier de Isusi e do argentino NIK.

Confira a programação:

PALESTRA DE ABERTURA
Quadrinhos e redemocratização – a Espanha abre os caminhos
Palestrante: Guazzelli
Dia: 23 de março de 2009
Horário: às 19h30
Local: Auditório do Instituto Cervantes
Endereço: Av. Paulista, 2439 - Metrô Consolação
Tel. 11 3897-9609

O ilustrador, quadrinista, diretor de arte para animação e WAP designer Eloar Guazzelli Filho apresenta uma avaliação crítica da importância das histórias em quadrinhos como vetor de abertura política e cultural, a partir das experiências no Brasil, Argentina, Portugal e principalmente na Espanha.

Na sequência, Caco Galhardo e Bira Dantas, desenhistas brasileiros, abrem a mostra de quadrinhos inspirados na figura do Quixote, “O Quixote no Quadrinho Brasileiro”.

EXPOSIÇÃO
“O Quixote no Quadrinho Brasileiro”
Caco Gallardo e Bira Dantas
Data: De 24 a 28 de março de 2009
Horários: terça-feira a sexta-feira, das 8h às 21h e sábados, das 9h às 15h.
Local: Espaço Cultural do Instituto Cervantes
Endereço: Av. Paulista, 2439 - Metrô Consolação
Tel. 11 3897-9609

MESA-REDONDA
O Quadrinho Iberoamericano: Homenagem a Ziraldo
Com Javier de Isusi, NIK e Ziraldo
Mediação: Gualberto Costa
Dia: 24 de março de 2009
Horário: às 20h
Local: Grande Auditório do MASP
Endereço: Av. Paulista, 1578

Nascido em Minas Gerais, o pintor, cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor Ziraldo começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expressão, como o Jornal do Brasil, O Cruzeiro e Folha de Minas, mas a fama só começou a vir nos anos 60, após o lançamento da revista A Turma do Pererê. Foi muito ativo durante a ditadura militar, quando participou da fundação do jornal O Pasquim, que não se calava frente às censuras. No fim dos anos 70 passou a se dedicar as publicações infantis, lançando em 1980, um dos seus mais famosos personagens: O Menino Maluquinho.

O jornalista, desenhista, livreiro e ativista dos quadrinhos brasileiros, João Gualberto Costa, Gual, conduzirá este encontro, no qual, além de Ziraldo, participam o espanhol Javier de Isusi e o argentino NIK.

Oficina de quadrinho com NIK
Dia: 25 de março de 2009
Horário: das 19h às 21h
Local: Auditório do Instituto Cervantes
Endereço: Av. Paulista, 2439 - Metrô Consolação
Tel. 11 3897-9609
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: cultsao2@cervantes.es

Cristian Dzwonik (Buenos Aires, 1971), conhecido como NIK, é criador do Gaturro e cartunista no jornal argentino La Nación desde os 21 anos. Atualmente está sendo rodado o filme de Gaturro, com estréia prevista para 2009, assim como um projeto de televisão com a participação do personagem. Nik tem mais de 30 livros publicados e obteve o prêmio SIP (Sociedad Interamericana de Prensa) em três oportunidades e o prêmio Konex de platina como melhor humorista gráfico da década.

Oficina de quadrinho com Javier de Isusi
Dia: 26 de março de 2009
Horário: das 19h às 21h
Local: Auditório do Instituto Cervantes
Endereço: Av. Paulista, 2439 - Metrô Consolação
Tel. 11 3897-9609
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: cultsao2@cervantes.es

Javier de Isusi (Bilbao, 1972) é arquiteto de formação, mas deixou bem cedo esta profissão para dedicar-se a contar e desenhar histórias. Foi finalista em 2003, junto com o argentino Luciano Sarracín, no I Concurso Europeo de Álbum de Cómic, promovido por Glénat, obteve o Premio Al Autor Revelación em 2004 da La Cárcel de Papel e o Segundo Prêmio do XIX Concurso de Cómic de Portugalete em 2005. Viveu em Lisboa e percorreu durante um ano a América do Sul, onde se inspira para a série Los Viajes de Juan Sin Tierra, um tributo ao seu admirado Corto Maltés cujas primeiras entregas foram muito elogiadas e traduzidas para o francês e português.

Javier de Isusi participar[á de um noite de autógrafos no dia 27 de março de 2009, às 19h30, na Livraria HQMIX - Praça Roosevelt, 142, Centro.

Informações à Imprensa sobre o Instituto Cervantes
Oficio das Letras
Adriana Monteiro e Adriana Vasconcellos
Tel (s) 11-3021-9216 e 11-3022-2783
E-mails: drixoficio@uol.com.br, adrianavoficio@uol.com.br

2 comentários:

  1. Ô Galberto, vamos combinar o Tesuke Preto pra Janeiro!
    O Lançamento da Subversos é no dia 30, não?
    Podemos fazer um lance casado com o lançamento!
    O que acha?
    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de mandar meu cv paraa livraria. Como eu faço?

    ResponderExcluir